segunda-feira, 20 de abril de 2009

Conheça a si mesmo antes de conhecer seu cão!

Conheça a si mesmo antes de conhecer o seu cão. Antes de decidir ser o dono de um cachorro, recomendo que vc seja capaz de responder SIM a primeira parte de cada uma das perguntas a seguir, e NÃO as perguntas entre parênteses:

1- Eu me comprometo a passear com meu cão por pelo menos meia hora - ou mais- todos os dias? (Ou somente o deixarei no quintal e concluirei que ele já fez "bastante exercícios"?)

2- Estou disposto a aprender como ser líder de matilha calmo e assertivo com o meu cão? (Ou permitirei que ele faça o que quiser, porque isso é mais fácil?)

3- Estabelecerei regras, restrições e limites claros na minha casa? (Ou permitirei que o cão faça o que quiser, quando quiser?)

4- Vou me comprometer a servir água e alimento a ele? (Ou vou alimentá-lo apenas quando me lembrar?)

5- Darei carinho apenas em momentos adequados e quando meu cão estiver calmo e submisso? (Ou o abraçarei e beijarei quando ele estiver temeroso, agressivo ou sempre que eu quiser - dar carinho no momento de temor ou agressão vc estará estimulando esse comportamento)

6- Levarei meu cachorro ao veterinário regularmente, sempre que seja necessário, lavá-lo, medicá-lo e vaciná-lo? (Ou só o levarei ao veterinário quando estiver doente ou ferido?)

7- Vou providenciar para que meu cão seja socializado e treinado adequadamente, de modo a não representar um risco a outros animais e seres humanos? (Ou vou torcer que nada de ruim aconteça e mandar as pessoas sairem de perto?)

8- Limparei a sujeira que meu cão fizer sempre que eu passear com ele? (Ou vou pensar que o cocô dele não é problema meu?)

9- Estou disposto a aprender sobre psicologia canina de modo geral e sobre as necessidades específicas da raça do meu cão? (Ou vou tratá-lo como achar que devo?)

10- Comprometo-me a separar uma quantia de dinheiro caso tenha de chamar um profissional para tratar um problema de comportamento do meu cão ou precise levá-lo ao veterinário com urgência? (Ou ele só vai ter o que eu puder ou quiser dar no momento?)

Você passou? Se a resposta é SIM, Parabéns! Está pronto para ter um cão.

Se a resposta é NÃO, talvez você queira repensar sua escolha.

Retirado do livro Encantador de Cães pg 227/228- Autor César Millan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sugestões, dúvidas que esclarecemos!